Marcelino Sambé, um jovem bailarino português de 14 anos, venceu o Youth American Grand Prix Competition de 2009 na categoria júnior, na final realizada no City Center, em Nova Iorque, disse à agência Lusa António Laginha.
Os prémios incluem uma parte em dinheiro e bolsas de estudo em escolas de dança de renome internacional como as norte-americanas American Ballet Theatre e New Yiork City Ballet, Paris Opera Ballet, San Francisco Ballet ou Royal Ballet, indicou Laginha, director da edição online da Revista da Dança.
A gala de atribuição do Youth American Grand Prix Competition 2009 realizou-se na noite de quarta-feira, no City Center, em Nova Iorque, e encerrou cinco dias de eliminatórias.
O Youth American Grand Prix, instituído em 1999 por dois antigos bailarinos do Ballet Bolshoi - Larissa e Gennado Saveliev -, é uma organização não-governamental destinada a possibilitar a jovens bailarinos de todo o mundo a formação em escolas de ballet de renome internacional, lê-se no portal da ONG na Internet.
Em 2008, com 13 anos, Marcelino Sambé ficou nos 12 primeiros lugares do top de bailarinos juniores (12 a 14 anos) no Youth American Grand Prix Competition e conquistou o primeiro prémio de Interpretação na 2ª Edição do Beijing International Ballet Invitational for Dance Schools, ex-aequo com um jovem bailarino chinês e uma jovem bailarina britânica.
Em 2007, o jovem bailarino integrou o espectáculo "E Dançaram para Sempre", de Clara Andermatt, levado à cena no Teatro Nacional de São Carlos, e recentemente integrou o elenco da ópera "Crioulo", no Centro Cultural de Belém.
Marcelino Sambé nasceu em 29 de Abril de 1994 em Lisboa e começou a dançar aos quatro anos de idade juntamente com Telmo Moreira, que posteriormente integrou o grupo português Batoto Yetu e actualmente estuda na Academia Vaganova, na Rússia.
- curiosamente, Marcelino Sambé nasceu no dia mundial da dança.
Dança pela saúde :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário